Acesso ao Site!

Use a barra superior para realizar o seu primeiro
login no site!

Sua mensagem foi enviada
com sucesso!

Logo entraremos em contato com você!

Sinduscon-RS

Área do associado

Fones

Ligue Agora:
Fone: (51) 3021-3440

Você esta:

Sinduscon - RSSinduscon-RS entrega à prefeitura o relatório sobre Monumento “O Laçador”

Sinduscon-RS entrega à prefeitura o relatório sobre Monumento “O Laçador”

voltar

10

May

Sinduscon-RS entrega à prefeitura o relatório sobre Monumento “O Laçador”

Postado em 10 de May de 2017
Notícias  

O Sinduscon-RS e a Associação Sul Riograndense da Construção Civil entregaram à Prefeitura Municipal de Porto Alegre (PMPA), o relatório final com o apontamento dos problemas encontrados no Monumento “O Laçador”, e das intervenções necessárias.

O exame visual detalhado, realizado no período de 13 a 17 de março pelos especialistas em conservação e restauros, Virgínia Costa e Antoine Amarger,  permitiu concluir que os problemas para a conservação da obra são diversos e de natureza variada, envolvendo desde aspectos estruturais até a presença de fissuras, corrosões, concentração de água e soldas inadequadas em toda a estrutura. As intervenções são complexas, exigindo a remoção da escultura para local adequado.

Presente no evento, o coordenador da Memória Cultural (CMC), órgão da Secretaria da Cultura de Porto Alegre, Felipe Pimentel, afirmou que o Relatório será avaliado pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural (COMPAHC) para recomendações à Prefeitura quanto à viabilização da próxima etapa, no que diz respeito a prazos, custos e busca de recursos.  Segundo o vice-presidente do Sinduscon-RS, Zalmir Chwartzmann, na atual gestão da Entidade, uma das prioridades tem sido o comprometimento com a preservação da cultura do Estado. Este foi um princípio que norteou a instituição do Projeto Construção Cultural. A iniciativa, instituída pelo Sinduscon-RS em 2014, já atuou na conservação de 32 monumentos do Parque Farroupilha e em sua terceira edição o foco foi o diagnóstico do Laçador. “Com o aval da Prefeitura, pretendemos manter a parceria para buscar recursos às intervenções deste importante símbolo dos gaúchos. Neste sentido, o apoio do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul  e do Governo do Estado, com verba incentivada, através do programa Pró Cultura – Lei de Incentivo à Cultura (LIC), bem como de nossas empresas patrocinadoras são essenciais”, explica. O dirigente ressalta ainda outro propósito da ação. “Que sirva de exemplo para o engajamento de outras entidades, empresas e pessoas da sociedade civil em movimentos que se preocupam com a memória e cultura de nossa cidade, nosso Estado”, concluiu.

Saiba mais!

Alternative content

Get Adobe Flash player



Alternative content

Get Adobe Flash player

Principais serviços

Sindicato das Indústrias da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Sul Rua Augusto Meyer, 146 - Porto Alegre - RS - Fone: (51) 3021-3440

Produzido por: