INICIA O PROCESSO DE REVITALIZAÇÃO DO CHAFARIZ DO RECANTO EUROPEU NO PARQUE FARROUPILHA

O Sindicato das Indústrias da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS), a Associação Sul Riograndense da Construção Civil e a Prefeitura Municipal de Porto Alegre firmaram parceria para a revitalização do Chafariz Imperial do Recando Europeu do Parque Farroupilha.

As obras de intervenção começarão nesta primeira semana de fevereiro, devendo o recanto ser entregue à sociedade num prazo de três meses. Conforme a restauradora e arquiteta Verônica Di Benedetti, a iniciativa envolve melhorias no Chafariz Imperial, drenagem para evitar alagamentos, restauração dos bancos, revitalização do passeio em pedras portuguesas e ajardinamento do local.

Nestas edição, a plataforma Resgate do Patrimônio Histórico do Projeto Construção Cultural 2019 conta, como parceiros, com a Prefeitura de Porto Alegre e o Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul e terá verba incentivada pelo Governo do Estado do RS, através do programa Pró Cultura – Lei de Incentivo à Cultura (LIC). Já participam do projeto, como patrocinadores, a Gerdau, Tintas Killing e Braskem.

“Para os dirigentes do Sinduscon-RS é extremamente prazeroso estar há cinco anos contribuindo para a preservação cultural de nosso Estado. Cada vez mais a sociedade participa de forma mais direta da gestão da cidade. Não há mais como delegar tudo ao poder público. Neste sentido continua sendo nosso principal propósito, que este projeto sirva de exemplo para que outras organizações e empresas promovam iniciativas similares”, conclui Zalmir Chwartzmann, vice-presidente do Sinduscon-RS e coordenador do Projeto Construção Cultural.

Dados Históricos – Chafariz Imperial
Datado de 1866, originalmente denominado Chafariz Conde D’Eu, o Chafariz Imperial localizava-se na atual Praça Quinze de Novembro, mas devido a enchente de 1941 foi transferido para a Redenção. É o último dos oito chafarizes que foram trazidos para o Brasil no século XIX, marcando uma nova época em Porto Alegre. Uma época em que a cidade passou a contar com a Cia Hidráulica Porto-alegrense (1862) fornecendo água potável aos cidadãos.

O Recanto conta com outras peças de valor histórico, que são os bancos em concreto, acervo do antigo Auditório Araujo Viana (1927), quando localizado onde hoje está construída a Assembleia Legislativa. Os bancos em estilo neoclássico além de utilitários acrescentam ainda mais charme ao ambiente.
Projeto Construção Cultural

Uma iniciativa do Sinduscon-RS que, criado em 2014, já promoveu a intervenção e revitalização de 32 monumentos na capital gaúcha e realizou um estudo com apontamento dos problemas encontrados no monumento “O Laçador” e ações necessárias para sua preservação.

O Projeto tem obtido reconhecimento regional e nacional. Várias premiações foram conquistadas, como: Top de Marketing da ADVB/RS em 2014, na categoria Cultura; o Prêmio CBIC de Responsabilidade Social em 2015; Prêmio Top Cidadania 2015 da ABRH/RS. Além disso, teve o relato do projeto/case publicado na Revista Case Studies da FGV em 2014. Esses fatos proporcionaram um real impacto junto ao público e foi uma das principais razões para que o Sinduscon-RS obtivesse a primeira colocação na pesquisa Top of Mind em 2016/2017 na categoria Sindicatos Empresariais.

Gabriel Pinto e Fernando Leitzke no Teatro Sinduscon-RS

 

O Sinduscon-RS lança a Série Duetos 2019 no dia 13 de dezembro às 20h, recebendo o cantor Gabriel Pinto e o pianista Fernando Leitzke.

Gabriel Maciel Pinto: cantor e compositor, músico da banda Tribo Brasil, cantor no projeto O Maestro, O Malandro e o Poeta, ator em Lupi, O Musical. Gabriel atua em diversos projetos ligados à música popular brasileira.

Fernando Leitzke: instrumentista, compositor e arranjador. Estudou no Conservatório de Música de Pelotas (RS) fez aulas de Piano Erudito em uma escola particular em sua cidade. Iniciou o bacharelado em piano, mas não concluiu, pois foi morar no Rio de Janeiro, aos 20 anos de idade. No Rio, estudou com Cristóvão Bastos, na Escola Portátil de Música, e fez aulas particulares com Leandro Braga.

Serviço:

Gabriel Pinto e Fernando Leitzke – Lançamento série 2019 de shows – Teatro Sinduscon-RS

13 de Dezembro, às 20h – ( Av. Augusto Meyer, 146 – Higienópolis)

Entrada Franca – Sugerida a doação de agasalhos – Estacionamento gratuito ao lado da sede do Sinduscon-RS – Informações: (51) 998215935 (Curador: Mathias Behrends Pinto)

Maria Luiza no Teatro Sinduscon-RS

O Teatro Sinduscon-RS  promove o show de Maria Luiza, uma das maiores representantes da nova cena musical de Porto Alegre,  no dia 25 de outubro às 20h

 

Maria Luiza, idealizadora e vocalista da banda Samba e Amor, grupo que é promessa na região, a intérprete faz parte de diversos projetos ligados à música popular brasileira, como o Fino da Bossa (especial Elis Regina) e Carnavália (especial Marisa Monte). Sob as influências do samba, da bossa nova e da MPB, a cantora possui em seu repertório clássicos de grandes mestres, como Chico Buarque, Tom Jobim, Vinicius de Moraes, João Nogueira e Paulo César Pinheiro, além da influência de intérpretes como Elis Regina, Clara Nunes e Gal Costa. Após sua apresentação no Planeta Atlântida 2017, o maior festival de seu estado, a cantora caminha em constante ascensão no cenário da música independente ao lado de seu grupo, realizando regularmente temporadas no Rio de Janeiro e gravando seu primeiro disco. Em 2016, divulgou sua primeira canção autoral “Amar é meu destino” ao lado da Samba e Amor, com quem lançará seu primeiro álbum em 2019.

Serviço:

Maria Luiza – Série 2018 – Teatro Sinduscon-RS

25 de Outubro, às 20h – Teatro do Sinduscon-RS – Av. Augusto Meyer, 146 – Higienópolis

Entrada Franca – Sugerida a doação de agasalhos – Estacionamento gratuito ao lado da sede do Sinduscon-RS.

 

Anaadi e Juliano Barreto – Aos mestres do samba – Série Duetos 2018 – Teatro Sinduscon-RS

Para a sétima edição da série Duetos 2018 no dia 27 de setembro às 20h teremos o show “Aos mestres do samba”,com Anaadi e Juliano Barreto no Teatro Sinduscon-RS. A dupla de cantores, participantes do The Voice Brasil 2013 e 2017, respectivamente, apresentarão canções de seus trabalhos solo e duetos.

Anaadi soa os sons de um mundo interior, espiritual, artístico, de ritmos de Brasil, de África, de Américas, de tudo que lhe atravessa a mente e faz criar. Nascida Ana Lonardi em Porto Alegre, de pai Carioca e mãe Gaúcha, O disco “Noturno” revela o resultado de 12 anos de interações musicais com artistas que lhe inspiram, ou que por ela se deixam tocar. Estreou no cinema interpretando “Maria Rosa”, ao lado de Arrigo Barnabé, no filme musical “Nervos de Aço”, inspirado na obra de Lupicínio Rodrigues. Criou e produziu o documentário “Arte das Musas?” (Canal Brasil/ 2015) sobre mulheres na Música. Destaca-se também sua participação no programa The Voice Brasil em 2013. Recentemente foi indicada a três categorias do 19º Grammy Latino.

 

Juliano Barreto começou seu trabalho musical com quatro anos de idade gravando Jingles e cantando no projeto Prelúdio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Hoje o artista tem dois discos gravados (Canto Prometido – 2009, Conexión – 2010) e dois prêmios açorianos. Dedicando-se ao teatro, Juliano protagonizou “Lupi, O Musical”, em homenagem ao compositor gaúcho Lupicínio Rodrigues. Protagoniza também o espetáculo “Eu sou Maria” do Natal Luz- Gramado, dirigido por Edson Erdmann. Em andamento, Juliano monta um novo espetáculo musical Rtual – Tempo Negro, sobre escravidão, direitos humanos e reflexão social. Juliano também fez parte da última temporada do programa The Voice Brasil, os quatro técnicos viraram as cadeiras e Juliano foi até as finais pelo time da bahiana Ivete Sangalo. Barreto se despediu do programa com um dueto que parou o Brasil e teve mais de 50 milhões de visualizações na internet e fez todos se emocionarem ao vivo.

 

Serviço:

  • Anaadi e Juliano Barreto – Aos mestres do samba – Série Duetos 2018 – Teatro Sinduscon-RS
  • 27 de Setembro, às 20h – Teatro do Sinduscon-RS – Av. Augusto Meyer, 146 – Higienópolis
  • Entrada Franca – Sugerida a doação de agasalhos – Estacionamento gratuito ao lado da sede do Sinduscon-RS. Informações: (51) 3021-3440.

Andréa Cavalheiro e Brunno Bonelli – Homenagem à Dona Ivone Lara

Para a quinta edição da série Duetos 2018 no dia 23 de agosto às 20h teremos o show “Homenagem à Dona Ivone Lara” com Andréa Cavalheiro e Brunno Bonelli.

Andréa Cavalheiro está de volta aos palcos de Porto Alegre! Ela nasceu para cantar, com sua voz marcante deixa qualquer um arrepiado. Ganhou reconhecimento nacional na década de 90, aos 20 anos, quando passou integrar a The Hard Working Band, um grupo de black music. Viajou o país, fez mais de 600 shows e gravou três discos. A banda de Porto Alegre dividiu o palco com Fat Family, Gilberto Gil e Kid Abelha, entre outros artistas. Atualmente residindo em São Paulo e atuando no mundo dos musicais, ela sempre acha um tempo pra voltar a sua terra dando sua interpretação Música Popular Brasileira com sua voz marcante.

Brunno Bonelli(Banda Calote) é cantor, compositor, produtor musical e cultural. Possui graduação em Jornalismo pela PUCRS e também é estudante de música popular na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atuante no mercado musical há mais de dez anos, com apresentações nos principais palcos de Porto Alegre, é vocalista da banda Calote.

Para o ano de 2018 estão previstas apresentações mensais até dezembro incluindo um festival de compositores.

Serviço:

Andréa Cavalheiro e Brunno Bonelli – Homenagem à Dona Ivone Lara – Série Duetos 2018 – Teatro Sinduscon-RS
23 de Agosto, às 20h – Teatro do Sinduscon-RS – Av. Augusto Meyer, 146 – Higienópolis
Entrada Franca – Sugerida a doação de agasalhos – Estacionamento gratuito ao lado da sede do Sinduscon-RS

Fernanda Copatti e Camila Lopez – Especial Elis e Gal

Série Duetos 2018 – Teatro Sinduscon-RS – Agenda: 26 de julho 

Para a quinta edição da série Duetos 2018, no dia 26 de Julho às 20h, teremos o show Especial Elis e Gal com Fernanda Copatti e Camila Lopez.

Fernanda Copatti é cantora, produtora e jornalista. Sua forma de expressão está intimamente ligada à pluralidade artística. Seu último espetáculo “Pra Bailarina Que Eu Não Fui”, foi roteirizado, interpretado e dirigido pela cantora, unindo a música ao teatro, cinema, dança e a poesia. Seu mais recente projeto é o “Grelo”, que tem o objetivo de dar vez e voz para a produção artística feminina, além de gerar um elo produtivo e um referencial de mercado entre as mulheres.

Camila Lopez é cantora e tem como principal influência Elis Regina. Desenvolve o tributo Elis Regina com o grupo O Arrastão “- Com este trabalho, me sinto ainda mais próxima dela. Não só por acharem minha voz parecida, mas pela grande identificação com a personalidade dela também. Minha verdade tem muito da verdade de Elis, revela”. Mesmo com um intenso processo de imersão para o projeto, Camila conta que a intenção não é imitar Elis Regina. “- Estou ali para interpretar as canções e colocar em cada uma delas a minha emoção por estar fazendo isso”, explica.

Para o ano de 2018 estão previstas apresentações mensais de março à dezembro incluindo um festival de compositores.
A agenda de shows é divulgada nas redes sociais do teatro: https://www.facebook.com/teatrosindusconrs/ e https://www.instagram.com/teatrosindusconrs/

Serviço:

Fernanda Copatti e Camila Lopez – Especial Elis e Gal – Série Duetos 2018 – Teatro Sinduscon-RS
26 de Julho, às 20h – Teatro do Sinduscon-RS – Av. Augusto Meyer, 146 – Higienópolis
Entrada Franca – Sugerida a doação de agasalhos – Estacionamento gratuito ao lado da sede do Sinduscon-RS
Informações: (51) 998215935

Camila Toledo e Pingo Borel – Série Duetos 2018 – Teatro Sinduscon-RS

No dia 28 de junho, às 20h, acontece a quarta edição da série Duetos 2018 no Teatro Sinduscon-RS, com a participação de Camila Toledo e Pingo Borel.

Camila Toledo é vocalista da banda MotherFunky, possui projeto “Especial Billie Holiday” em homenagem ao centenário da cantora. Nascida e criada em Porto Alegre, Camila vem se apresentando desde a adolescência em eventos particulares e bares da Capital gaúcha acumulando parcerias com músicos da cena local.

Pingo Borel, filho de Walter Calixto, conhecido como Borel, alabê (tamboreiro) de nação, forma religiosa de matriz africana vigente no Rio Grande do Sul, nascido e criado dentro de terreiro de Batuque conhecido no Rio Grande do Sul como Nação Oyó-Ijexá, acompanhou seu pai tocando atabaques e entoando cantos desde criança. Nos últimos anos tem desenvolvido trabalhos no universo da música popular gaúcha tocando cavaco e tambores destacando-se o trabalho com o grupo Alabê Ôni.

No seu quinto ano de atividades com mais de 40 apresentações gratuitas o Teatro Sinduscon-RS renovou seu projeto neste ano, trazendo ao palco apresentações em dueto, sempre com artistas gaúchos em destaque e com o objetivo de criar momentos musicais inéditos misturando diferentes vertentes e influências.

Para o ano de 2018 estão previstas apresentações mensais até dezembro incluindo um festival de compositores.

Serviço:

Camila Toledo e Pingo Borel no Teatro Sinduscon-RS

28 de Junho, às 20h – Teatro do Sinduscon-RS – Av. Augusto Meyer, 146 – Higienópolis

Entrada Franca – Sugerida a doação de agasalhos – Estacionamento gratuito ao lado da sede do Sinduscon-RS

Informações: (51) 998215935

« Older posts

Patrocinadores

© 2019