Acesso ao Site!

Use a barra superior para realizar o seu primeiro
login no site!

Sua mensagem foi enviada
com sucesso!

Logo entraremos em contato com você!

Sinduscon-RS

Área do associado

Fones

Ligue Agora:
Fone: (51) 3021-3440

Você esta:

Sinduscon - RSSinduscon-RS participa da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes

Sinduscon-RS participa da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes

voltar

10

Oct

Sinduscon-RS participa da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes

Postado em 10 de October de 2017
Notícias  

A CBIC lançou no dia 10 de outubro, em Brasília, a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes na Indústria da Construção (CANPAT Construção 2017/2018), combinando esforços com os principais atores da Segurança e Saúde do Trabalho: o Sesi Nacional, os Serviços Sociais da Indústria da Construção (Seconcis) e o Ministério do Trabalho (MTE). Inédita, essa ação conjunta marca o início de um novo ciclo na prevenção ao acidente de trabalho, com vistas a induzir ainda maior redução na incidência de acidentes na indústria da construção e tornar o ambiente de trabalho cada vez mais produtivo e seguro. “O trabalhador é o nosso grande patrimônio e temos de cuidar bem dele. Esse é um assunto estratégico para o nosso setor já há muito tempo”, pontuou José Carlos Martins, presidente da CBIC. O lançamento da campanha ocorreu durante a abertura do III Encontro Nacional de Segurança e Saúde na Indústria da Construção, realizado pela CBIC em correalização com o Sesi Nacional – o painel inaugural discutiu as mudanças geradas pela reforma trabalhista e sinalizou que empresários do setor e integrantes dos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo convergem na expectativa de que as novas regras sejam cumpridas. “Não tenho dúvida de que a reforma entra em vigor dia 11 de novembro. Nós iremos ao STF, no momento oportuno, buscar a declaração de constitucionalidade”, avisou o deputado Rogério Marinho (PSDB-RN), relator da reforma trabalhista na Câmara dos Deputados.

Desencadeada na capital federal, a CANPAT Construção 2017/2018 será disseminada por todo o país. Para isso, a CBIC fará eventos regionais de mobilização, para avançar na conscientização de empresários e estimular o diálogo com integrantes do poder público. Até março de 2018 já estão confirmados seminários com a participação do Seconci e do Ministério do Trabalho: Ribeirão Preto (SP); Fortaleza (CE); Belém (PA); Porto Alegre (RS) e Goiânia (GO). “É notório o avanço que temos feito no setor. Os empresários formais já adquiriram a compreensão de que o bem-estar do funcionário é fundamental para a produtividade”, diz Fernando Guedes, presidente da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da CBIC. “Vamos avançar no objetivo de conscientizar o trabalhador e o empregador”, acrescentou. Com essa campanha, a CBIC quer manter o incentivo e fomentar o enraizamento de uma cultura de prevenção nas empresas da indústria da construção.

Indicadores oficiais do Ministério da Previdência, com dados de 2015, apontam que a incidência de acidentes de trabalho caiu cerca de 20% nos últimos anos (veja o quadro abaixo). Ainda assim, o Brasil ainda registra número significativo de incidentes. “O Brasil é campeão em acidentes de trabalho”, afirmou Maria Teresa Pacheco Jensen, secretária de Inspeção do Trabalho (SIT) do Ministério do Trabalho. Ela destacou a importância de uma ação articulada entre os diversos entes para potencializar os resultados. “Não vamos fazer prevenção entre quatro paredes. Pessoas bem intencionadas e articuladas podem mudar o mundo”, frisou.

“É preciso ter empresas como atores principais na gestão da SST”, defendeu Rafael Lucchesi, diretor-presidente do Sesi Nacional. Segundo ele, a entidade está criando oito centros de inovação nesse campo, tendo como premissa que os recursos aplicados na segurança e saúde do trabalhador retornam ao empreendedor como produtividade e lucro. “Precisamos modernizar o marco regulatório e melhorar o ambiente”, frisou.

O combate ao acidente de trabalho é tema estratégico na agenda da indústria da construção. Nesse campo, a CBIC tem buscado soluções para a prevenção de acidentes e a criação de ambientes cada vez mais seguros e saudáveis para o trabalhador. Com esse objetivo foram criados os Serviços Sociais da Construção (Seconcis) em diversas unidades da Federação, que realizam mais de 2 milhões de atendimentos preventivos à segurança e saúde do trabalhador por ano. “Nós começamos como uma assistência médica e evoluímos para prevenção de acidente”, comentou Antônio Carlos Salgueiro de Araújo, presidente do Seconci Brasil. Segundo ele, o trabalhador é o principal ativo do setor e a ação conjunta produzirá maiores avanços.

Alternative content

Get Adobe Flash player



Alternative content

Get Adobe Flash player

Principais serviços

Sindicato das Indústrias da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Sul Rua Augusto Meyer, 146 - Porto Alegre - RS - Fone: (51) 3021-3440

Produzido por: