Acesso ao Site!

Use a barra superior para realizar o seu primeiro
login no site!

Sua mensagem foi enviada
com sucesso!

Logo entraremos em contato com você!

Sinduscon-RS

Área do associado

Fones

Ligue Agora:
Fone: (51) 3021-3440

Você esta:

Sinduscon - RSSinduscon-RS abre nova edição do Projeto Construção Cultural

Sinduscon-RS abre nova edição do Projeto Construção Cultural

voltar

28

Feb

Sinduscon-RS abre nova edição do Projeto Construção Cultural

Postado em 28 d February d 2019
Destaque página inicial  Notícias  

O  Sinduscon-RS, a Associação Sul Riograndense da Construção Civil e a Prefeitura Municipal de Porto Alegre firmaram parceria para a revitalização do Chafariz Imperial do Recando Europeu do Parque Farroupilha.

As obras de intervenção começarão nesta primeira semana de fevereiro, devendo o recanto ser entregue à sociedade num prazo de três meses. Conforme a restauradora e arquiteta Verônica Di Benedetti, a iniciativa envolve melhorias no Chafariz Imperial, drenagem para evitar alagamentos, restauração dos bancos, revitalização do passeio em pedras portuguesas e ajardinamento do local.

Nestas edição, a plataforma Resgate do Patrimônio Histórico do Projeto Construção Cultural 2019 conta, como parceiros, com a Prefeitura de Porto Alegre e o Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul e terá verba incentivada pelo Governo do Estado do RS, através do programa Pró Cultura – Lei de Incentivo à Cultura (LIC). Já participam do projeto, como patrocinadores, a Gerdau e Tintas Killing.

“Para os dirigentes do Sinduscon-RS é extremamente prazeroso estar há cinco anos contribuindo para a preservação cultural de nosso Estado. Cada vez mais a sociedade participa de forma mais direta da gestão da cidade. Não há mais como delegar tudo ao poder público. Neste sentido continua sendo nosso principal propósito, que este projeto sirva de exemplo para que outras organizações e empresas promovam iniciativas similares”, conclui Zalmir Chwartzmann, vice-presidente do Sinduscon-RS e coordenador do Projeto Construção Cultural.

 

Dados Históricos – Chafariz Imperial

Datado de 1866, originalmente denominado Chafariz Conde D’Eu, o Chafariz Imperial localizava-se na atual Praça Quinze de Novembro, mas devido a enchente de 1941 foi transferido para a Redenção. É o último dos oito chafarizes que foram trazidos para o Brasil no século XIX, marcando uma nova época em Porto Alegre. Uma época em que a cidade passou a contar com a Cia Hidráulica Porto-alegrense (1862) fornecendo água potável aos cidadãos.

O Recanto conta com outras peças de valor histórico, que são os bancos em concreto, acervo do antigo Auditório Araujo Viana (1927), quando localizado onde hoje está construída a Assembleia Legislativa. Os bancos em estilo neoclássico além de utilitários acrescentam ainda mais charme ao ambiente.

Crédito: Tom Silveira

Projeto Construção Cultural

Uma iniciativa do Sinduscon-RS que, criado em 2014, já promoveu a intervenção e revitalização de 32 monumentos na capital gaúcha e realizou um estudo com apontamento dos problemas encontrados no monumento “O Laçador” e ações necessárias para sua preservação.

O Projeto tem obtido reconhecimento regional e nacional. Várias premiações foram conquistadas, como: Top de Marketing da ADVB/RS em 2014, na categoria Cultura; o Prêmio CBIC de Responsabilidade Social em 2015; Prêmio Top Cidadania 2015 da ABRH/RS. Além disso, teve o relato do projeto/case publicado na Revista Case Studies da FGV em 2014. Esses fatos proporcionaram um real impacto junto ao público e foi uma das principais razões para que o Sinduscon-RS obtivesse a primeira colocação na pesquisa Top of Mind em 2016/2017 na categoria Sindicatos Empresariais.

 

Alternative content

Get Adobe Flash player



Principais serviços

Sindicato das Indústrias da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Sul Rua Augusto Meyer, 146 - Porto Alegre - RS - Fone: (51) 3021-3440

Produzido por: