Acesso ao Site!

Use a barra superior para realizar o seu primeiro
login no site!

Sua mensagem foi enviada
com sucesso!

Logo entraremos em contato com você!

Sinduscon-RS

Área do associado

Fones

Ligue Agora:
Fone: (51) 3021-3440

Você esta:

Sinduscon - RSSímbolo do gauchismo, tradicionalista Paixão Côrtes morre em Porto Alegre, aos 91 anos

Símbolo do gauchismo, tradicionalista Paixão Côrtes morre em Porto Alegre, aos 91 anos

voltar

29

Aug

Símbolo do gauchismo, tradicionalista Paixão Côrtes morre em Porto Alegre, aos 91 anos

Postado em 29 d August d 2018
Notícias  

Aos 91 anos, morreu nesta segunda feira, 27 de agosto, o folclorista Paixão Côrtes. O Sinduscon/RS se solidariza com a família e com a sociedade gaúcha que perderam um dos maiores expoentes da valorização das tradições e da cultura gaúcha.

Paixão Côrtes foi um personagem decisivo da cultura gaúcha e do movimento tradicionalista no Rio Grande do Sul, do qual foi um dos formuladores, juntamente com Luiz Carlos Barbosa Lessa e Glauco Saraiva.Juntos, partiram para a pesquisa de campo, viajando pelo interior, para recuperar traços da cultura do Rio Grande.

Em 1948, organizou e fundou o CTG 35 e, em 1953, fundou o pioneiro Conjunto Folclórico Tropeiros da Tradição.

Em 1958, Paixão Côrtes apresentou-se no Olympia de Paris, no palco da Universidade de Sorbonne, no Hotel de Ville, no Teatro Alhambra. No mesmo ano foi convidado por Maurício Sirotsky para apresentar o programa Festança na querência na Rádio Gaúcha, que ficou no ar até 1967.

A estátua do Laçador, do escultor Antônio Caringi, para a qual Paixão Cortes foi o responsável no assessoramento da indumentária que foi utilizada na produção do monumento em 1954, é considerada um importante símbolo da cultura e tradição gaúcha.  Em 1992 foi escolhida como símbolo da cidade de Porto Alegre, no concurso Eleja Porto Alegre.

O monumento passou por um importante diagnóstico no ano passado, promovido pelo Programa Construção Cultural – Projeto Resgate do Patrimônio Histórico, uma realização do Sinduscon/RS. Em seminário realizado no Sinduscon/RS, Paixão Côrtes deu um importante depoimento sobre o significado da obra para o RS e da importância da preservação e revitalização que o monumento necessitava e que estava sendo liderada naquele momento pelo Sinduscon/RS. Em 2019 já está prevista uma nova etapa do Projeto com a revitalização e correção das fissuras encontradas. A estátua-símbolo do gaúcho, que gravou a imagem de Paixão Côrtes para sempre no imaginário sul-rio-grandense, ficará ainda mais linda e forte.

 

Alternative content

Get Adobe Flash player



Alternative content

Get Adobe Flash player

Principais serviços

Sindicato das Indústrias da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Sul Rua Augusto Meyer, 146 - Porto Alegre - RS - Fone: (51) 3021-3440

Produzido por: