Acesso ao Site!

Use a barra superior para realizar o seu primeiro
login no site!

Sua mensagem foi enviada
com sucesso!

Logo entraremos em contato com você!

Sinduscon-RS

Área do associado

Fones

Ligue Agora:
Fone: (51) 3021-3440

Você esta:

Sinduscon - RSSeminários comprovam uma maior aproximação entre universidades e o setor da construção civil

Seminários comprovam uma maior aproximação entre universidades e o setor da construção civil

voltar

05

Jul

Seminários comprovam uma maior aproximação entre universidades e o setor da construção civil

Postado em 05 de July de 2017
Notícias  

Com a tecnologia se desenvolvendo a cada dia, disseminar novas soluções para ampliar a capacidade produtiva com a garantia de um melhor desempenho nos canteiros de obras tem sido o objetivo dos seminários realizados pela Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e  Produtividade (Comat) do Sinduscon-RS. A série de eventos iniciou em 2016 e três temas já foram abordados: estrutura, fundações e contenções e Vedações. Segundo o vice-preesidente do Sinduscon-RS, José Luiz Lima Lomando, os encontros têm aproximado o setor das universidades, que têm apresentado pesquisas e estudos absorvidos pelo mercado. Ainda para este ano, já estão agendados mais dois eventos: Avanços em planejamento e controle da produção em 30/08 e Tecnologia de sistemas prediais com foco em produtividade e desempenho, em 5/10.

Com mais de 100 participantes realizou-se no último dia 29 o Seminário Tecnologia de Vedações com foco em desempenho e produtividade e se concentrando nas vedações externas industrializadas.

A Professora titular do Departamento de Engenharia Civil e do Programam de Pós-Graduação em Engenharia Civil (NORIE/UFRGS), Denise Dal Molin, apresentou as possibilidades de uso do GRC – Glass Reinforced Concrete -, mostrando as características de desempenho que este material pode agregar aos painéis de fachada, com exemplo em edificações em várias partes do mundo. Além disso, mostrou as características de emprego do Dióxido de Titânio em elementos e materiais de fachada resultando em propriedades autolimpantes. Um grande potencial de uso a custo baixo se vislumbra para o emprego do dióxido de titânio em tintas, painéis, componentes expostos a agentes que geram sujidade às superfícies, como é o caso das fachadas. Na oportunidade, foi apresentado o uso de GRC com dióxido de titânio em fachada do retrofit do antigo prédio das lojas Guaspari em Porto Alegre.

Uma forte tendência que já se caracteriza como soluções tecnológicas em outros países é o emprego do sistema Steel Framing para fachadas, cujas características foram apresentadas pela Arquiteta e Urbanista Silvia Scalzo Cardoso, que desenvolveu sua dissertação de mestrado nesta área na Escola Politécnica da USP. Como executiva da Arcelor Mittal, Silvia atua também no CBCA – Centro Brasileiro de Construção em Aço. As características de desempenho e de elevado grau de industrialização demonstraram o potencial de grande elevação da produtividade na execução de fachadas com o sistema que no Brasil já tem diferentes fabricantes desenvolvendo soluções para fachadas.

O gerente William Medeiros, da empresa STO de origem alemã, apresentou o sistema  StoPanel. Suas características construtivas e de execução e logística demonstram o potencial de se atingir elevada produtividade. Na oportunidade foram apresentados exemplos de obras realizadas nos EUA e no Brasil, onde o sistema está em franca expansão.

Já a arquiteta Fernanda Nunes, da Knauf apresentou o sistema Aquapanel, que já tem uma série de obras realizadas e se coloca como uma solução industrializada totalmente viável e pronta para emprego nos diversos tipos de edificações. Um caso prático de sua aplicação foi apresentado pelo Engenheiro José Roberto Leite, gerente da BKO Engenharia de SP.

O Seminário de vedações foi encerrado com um caso de obra realizada em Porto Alegre, a ampliação do Campus da Unisinos. O diretor da Engenhosul, Aquiles Dal Molin, e o arquiteto Tarso Carneiro, titular da AT Arquitetura, respectivamente responsáveis pela construção e projeto abordaram as características desafiadoras da obra bem como detalhes da fachada ventilada utilizada como solução de arquitetura relacionada ao desempenho térmico, contribuindo à eficiência energética e sustentabilidade.

Para a coordenadora do evento, Maria Angélica Covelo, o seminário foi de grande contribuição, ao apresentar uma visão dos caminhos de industrialização de fachadas. “O evento foi mais um passo para a difusão dos dois fundamentos do Sinduscon-RS nesta área, que são o desempenho e a elevação da produtividade”, concluiu a diretora da NGI Consultoria e Desenvolvimento.

O Seminário Tecnologia de Vedações foi patrocinado pela Knauf e Sto. A CBCA e SERGS apoiaram o evento.

Apresentações autorizadas

Light Steel Framing – Silvia Scalzo/ CBCA

StoPanel – William Medeiros/ Sto Brasil Revestimentos e Fachadas

Aquapanel – Fernanda Nunes/Knauf e José Roberto Leite/ BKO Engenharia

 

Alternative content

Get Adobe Flash player



Alternative content

Get Adobe Flash player

Principais serviços

Sindicato das Indústrias da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Sul Rua Augusto Meyer, 146 - Porto Alegre - RS - Fone: (51) 3021-3440

Produzido por: