Acesso ao Site!

Use a barra superior para realizar o seu primeiro
login no site!

Sua mensagem foi enviada
com sucesso!

Logo entraremos em contato com você!

Sinduscon-RS

Área do associado

Fones

Ligue Agora:
Fone: (51) 3021-3440

Você esta:

Sinduscon - RSSeminário aborda os impactos das inovações de sistemas prediais nas edificações

Seminário aborda os impactos das inovações de sistemas prediais nas edificações

voltar

Seminário aborda os impactos das inovações de sistemas prediais nas edificações

 

Local: Sinduscon-RS (av. Augusto Meyer,146 - Porto Alegre/RS)
Data: 26/04/2018 a 26/04/2018
Horário: 13h30min às 18h

Soluções tecnológicas para aumento de produtividade e aplicação de conceitos sustentáveis estão disponíveis no mercado da construção civil. Porém, é preciso que o Brasil passe por uma transformação cultural para que estas alternativas sejam utilizadas de forma a se aproveitar ao máximo os seus benefícios, tanto para quem está envolvido no processo da construção quanto para o adquirente de imóvel. Esta é a posição dos palestrantes do Seminário Tecnologia de Sistemas Prediais, realizado no dia 26 de abril na sede do Sinduscon-RS.

“Pequenas mudanças nos hábitos diários podem resultar no melhor aproveitamento das lâmpadas de LED, por exemplo. Estas perdem eficiência antes de queimar, o que pode reduzir ganhos em economia de luz. Por isso a necessidade de trocá-las conforme instruções”, aponta o diretor técnico da Tecnisa, Fábio Villas Boas, demonstrando que não adianta a adoção de uma tecnologia se não forem observadas as instruções para seu uso adequado. Alerta que redução de custos, combinada à diminuição do prazo de entrega e do risco de erros é uma receita que atrai a atenção dos construtores no que se refere às inovações apresentadas ao mercado. Porém, quando estas alternativas são utilizadas e integradas desde a concepção do projeto até a construção em si, atinge-se também como resultado uma edificação de melhor desempenho, com uma vida útil maior, sem perdas de ganhos por meio de retrabalhos e de adequada manutenção, facilitando a vida dos futuros usuários.

O uso do BIM (Building Information Modeling) pelos projetistas favorece essa análise, afirma o diretor da inPrediais, engenheiro civil Humberto Farina. “No entanto, é importante que o processo seja usado desde o planejamento pré-obra como forma de minimizar problemas no decorrer da execução dos projetos. Estamos falando de compatibilidade entre todos os projetos simultaneamente”, adverte Farina. O diretor da Chaguri Consultoria, José Jorge Chaguri Junior, assim como os demais palestrantes, compactua com Farina. Ao abordar a integração entre sistemas de aquecimento de água (solar), afirmou que não adianta conceber um projeto, sem conhecimento adequado para sua execução. Quem adquire o produto e aplica é a instaladora. Quem treina a mão de obra também é a instaladora. “Nosso grande desafio é entender e atender a demanda do usuário”, ressalta. Aumentar o nível de segurança das habitações, reduzir a quantidade de manifestações patológicas prediais, fomentar o aumento de produtividade do setor, capturar boas práticas no ambiente internacional são outros desafios também apresentados por Chaguri durante o evento. “

O palestrante final do Seminário Tecnologia de Sistemas Prediais, foi o diretor da Merc Kits Soluções Hidráulicas Prediais, Eduardo de Setti Alves, que defendeu a industrialização como uma das maneiras de aumentar a produtividade na construção civil, ou seja, elevar o rendimento dos serviços por hora de trabalho. Com base em cases apresentados no evento, demonstrou que montar os kits em fábrica e não em obras, embora representem um pequeno aumento no custo do material, poupam boa parte do custo da mão de obra utilizada, resultando numa economia de até 30% nos sistemas hidráulicos em empreendimentos imobiliários de um modo geral e de 26% em empreendimentos do Programa Minha Casa, Minha Vida.

 

Palestras:

 

As Mudanças no processo de projeto de sistemas prediais proporcionadas pelo BIM – Humberto Farina

O Impacto das energias renováveis nos empreendimentos residenciais e comerciais – Fábio Villas Boas

Integração entre sistemas de aquecimento de água (sistemas de aquecimento solar x sistema a gás x sistema elétrico) – José Jorge Chaguri Jr.

Características e exemplos práticos de sistemas prediais industrializados – Eduardo de Setti Alves

 

 


Patrocínio:

Coopercon-RS         Grundfos

Alternative content

Get Adobe Flash player



Alternative content

Get Adobe Flash player

Principais serviços

Sindicato das Indústrias da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Sul Rua Augusto Meyer, 146 - Porto Alegre - RS - Fone: (51) 3021-3440

Produzido por: