Acesso ao Site!

Use a barra superior para realizar o seu primeiro
login no site!

Sua mensagem foi enviada
com sucesso!

Logo entraremos em contato com você!

Sinduscon-RS

Área do associado

Fones

Ligue Agora:
Fone: (51) 3021-3440

Você esta:

Sinduscon - RSSeminário debateu os desafios das grandes escavações nos centros urbanos

Seminário debateu os desafios das grandes escavações nos centros urbanos

voltar

13

Apr

Seminário debateu os desafios das grandes escavações nos centros urbanos

Postado em 13 de April de 2017
Destaque página inicial  Notícias  

O Sinduscon-RS realizou no dia 6 de abril, o Seminário de Tecnologia de Contenções e Fundações, dando continuidade a um plano de ação, que, por meio de uma série de eventos, visa difundir conhecimentos,  melhores práticas e soluções inovadoras que contribuam para o desempenho das edificações e para a elevação da sua produtividade. “O primeiro evento, que ocorreu no ano passado, abordou estruturas e, ao longo de 2017, a previsão é do desenvolvimento de mais quatro temas, afirmou o vice-presidente do Sinduscon-RS e coordenador da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade da entidade, eng. José Luiz Lomando, com o Teatro Sinduscon-RS lotado com mais de 100 participantes.

A entidade reuniu em sua sede no dia 6 de abril último, especialistas que apresentaram cases e tendências em contenções e fundações.

Na primeira palestra, Fernando Schnaid professor do programa de pós graduação de Engenharia Civil da UFRGS, abordou os métodos de investigação de subsolo que se pode utilizar destacando que este conhecimento é fundamental para que a escolha do sistema de contenções e fundações seja efetivamente adequada às condições do solo e  da interação solo-edifício. Schnaid mostrou que o planejamento de um programa de investigação deve ser concebido por um engenheiro geotécnico experiente, que possa conjugar os custos à complexidade ou dificuldades do projeto.  A consistência da investigação deve ser adequada às necessidades do projeto, não devendo se restringir apenas a simples sondagem. “As manifestações patológicas conhecidas em fundações e contenções têm forte influência de investigações insuficientes para as características do subsolo”, destacou.

As torres corporativas Eztowers recentemente concluídas em São Paulo, foram detalhadas no evento. O engenheiro Rafael Zarzur, coordenador de obras da Eztec S/A, apresentou os dados de execução e controle tecnológico deste empreendimento de grande porte. O projetista e consultor José Luiz de Paula Eduardo, da  Apoio Assessoria e Projetos de Fundações, responsável pelo projeto, mostrou todo o processo de investigação do subsolo realizado e a adoção de solução em fundações diretas.

O projetista e consultor de grande reconhecimento em engenharia geotécnica, Jarbas Milititisky, utilizou-se de exemplos de obras realizadas em Porto Alegre envolvendo grandes escavações, para alertar quanto a soluções e cuidados especiais que devem ser observados em obras deste porte em perímetro urbano, dado o impacto destas em seus próprios empreendimentos e em edificações vizinhas.

Apresentações

Fernando Schnaid

Jarbas Milititsky

José Luiz de Paula Eduardo

Rafael Zarzur

Estaq

MGS

 

 

 

Alternative content

Get Adobe Flash player



Alternative content

Get Adobe Flash player

Principais serviços

Sindicato das Indústrias da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Sul Rua Augusto Meyer, 146 - Porto Alegre - RS - Fone: (51) 3021-3440

Produzido por: