Acesso ao Site!

Use a barra superior para realizar o seu primeiro
login no site!

Sua mensagem foi enviada
com sucesso!

Logo entraremos em contato com você!

Sinduscon-RS

Área do associado

Fones

Ligue Agora:
Fone: (51) 3021-3440

Você esta:

Sinduscon - RSParceria agiliza solução para tratamento de esgoto nos loteamentos

Parceria agiliza solução para tratamento de esgoto nos loteamentos

voltar

03

Apr

Parceria agiliza solução para tratamento de esgoto nos loteamentos

Postado em 03 de April de 2018
Destaque página inicial  Notícias  

O Sinduscon-RS assinou no dia 2 de abril com o Governo do Estado Protocolo de Intenções que tem por objetivo encaminhar soluções para a entrega de Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) à Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) nos  empreendimentos habitacionais.
O acordo foi firmado em evento realizado às 12h no Palácio Piratini pelo governador José Ivo Sartori, pelo secretário Fabiano Pereira, de Obras, Saneamento e Habitação, pela secretária do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ana Pellini e pelo presidente do Sinduscon-RS, Aquiles Dal Molin Júnior.
“Precisamos dessa aproximação para não ficarmos parados”, disse o governador José Ivo Sartori, lembrando uma série de outras parcerias com o setor privado. “Quem ganha com esse acordo não são os construtores, o Sinduscon e a Corsan. É o tratamento de esgoto no Rio Grande do Sul e a sociedade. É uma atitude de grandeza de fazer o que precisa ser feito”, afirmou.
O secretário Fabiano Pereira lembrou que a regulamentação é importante para o setor e para o meio ambiente e estava travada há anos. Já Ana Pellini observou que havia uma resistência muito grande dentro do órgão “mas hoje conseguimos uma solução em que todos concordam e que vem para melhorar”.
O presidente do Sinduscon-RS agradeceu o governo do Estado e todas as Secretarias e orgãos envolvidos pela vontade de fazer algo que gera resultados para a sociedade. “O que está acontecendo é a união de esforços da iniciativa privada junto com o poder público”, ressaltou, acrescentando que o acordo vai facilitar muito o desenvolvimento das obras e melhorar as condições de moradia para a população gaúcha.
O vice-presidente do Sinduscon-RS e coordenador da Comissão de Obras de Loteamentos (CLOT) da entidade, Sérgio Bottini Junior, apontou como um dos avanços do Protocolo de Intenções o estabelecimento  de um canal permanente de diálogo entre a Administração Pública e os empreendedores na busca das melhores alternativas para o setor.
A iniciativa é uma parceria público-privada (PPP) na qual os empreendedores constroem estações de tratamento de esgoto que depois serão operadas pela Corsan. Os critérios para os novos loteamentos passam a ser: até 300 unidades, podem ser instaladas fossas e filtro; de 300 a 1.000, deve ser construída estação de tratamento compacta; para acima de 1.000 unidades, a construtora responde pela instalação de estação de tratamento de concreto mas a Corsan deve emitir um orçamento inicial, possibilitando que o valor investido na obra seja custeado na venda dos lotes.

Alternative content

Get Adobe Flash player



Alternative content

Get Adobe Flash player

Principais serviços

Sindicato das Indústrias da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Sul Rua Augusto Meyer, 146 - Porto Alegre - RS - Fone: (51) 3021-3440

Produzido por: