Acesso ao Site!

Use a barra superior para realizar o seu primeiro
login no site!

Sua mensagem foi enviada
com sucesso!

Logo entraremos em contato com você!

Sinduscon-RS

Área do associado

Fones

Ligue Agora:
Fone: (51) 3021-3440

Você esta:

Sinduscon - RSEvento debate ameaça de retrocesso à Lei de Licitações

Evento debate ameaça de retrocesso à Lei de Licitações

voltar

Evento debate ameaça de retrocesso à Lei de Licitações

 

Local: Sinduscon-RS (Av. Augusto Meyer, 146 - Porto Alegre/RS
Data: 16/04/2018 a 16/04/2018
Horário: 8h30min às e

A Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul (SERGS) realizará na próxima segunda-feira  (16.4.2018), às 8h30min, na sede do Sinduscon-RS em   Porto Alegre,   o    SERGS Debates    sobre   o    tema   Propostas    para    Evitar Graves Retrocessos na Lei de Licitações que Levaram à Lava-Jato.
Segundo o presidente da entidade – e autor do projeto da Lei de Licitações (nº 8666), Luis Roberto Ponte, o objetivo do evento é a apresentação de propostas aprovadas pelas entidades nacionais de representação da engenharia que visam preservar a essência da referida legislação pois, alerta, “há setores poderosos interessados em derrubá-la”.
Lembra     que    a    8666    foi    concebida   para    coibir a escancarada    corrupção    nas    licitações    públicas    no    País    que havia atingido seu auge no governo Collor.
Para licitar uma obra, a lei obriga a existência prévia de um projeto qualificado com orçamento correto de conhecimento da sociedade, a fixação de valor máximo para a aceitação das propostas, além de um limite de 25% para todos os acréscimos contratuais.
“Bastaria       o     cumprimento      dessas     três       condições      para impossibilitar     prejuízos     ao     erário      provocados      por      cartéis     de    empreiteiros,      mesmo    que   ocorresse   reunião das empresas, como ocorreu na Lava-Jato”.
A grande ameaça atual à 8666, afirma o presidente da SERGS, é o projeto de lei aprovado no Senado e atualmente em tramitação na Câmara dos Deputados autorizando o uso do Regime Diferenciado de Contratação (RDC) por todos os órgãos públicos. “Foi justamente este dispositivo e outros semelhantes que, descumprindo a Constituição e a lei 8666, viabilizaram o escárnio da corrupção da Lava-Jato e nas obras da Copa”, exemplifica.
No SERGS Debates serão apresentadas pelas entidades representativas da engenharia nacional propostas de aprimoramento    na    redação    da    8666   para   impedir   que continuem   o   seu  descumprimento,   as   deformações   na   sua interpretação   e   aplicação,   as   distorções   de   modificações que foram nela introduzidas, e as lacunas provocadas por vetos presidencial que a mutilaram um pouco.
O evento contará com a participação do relator da Comissão da Câmara que analisa a Lei de Licitações, deputado João Arruda, representantes dos Tribunais de Contas da União e do Estado, Ministério Público, Academia, Confederação Nacional dos Municípios, Governo do Estado, Prefeitura de Porto Alegre e dirigentes de quase todas as entidades ligadas à Engenharia, inclusive as principais de representação nacional.
Vagas Limitadas. Inscrições gratuitas até 12/04 pelo email: eventos@sergs.com.br ou pelo telefone: (51) 3224-6133. Estacionamento gratuito disponível no local (ao lado do prédio do Sinduscon-RS).

Alternative content

Get Adobe Flash player



Alternative content

Get Adobe Flash player

Principais serviços

Sindicato das Indústrias da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Sul Rua Augusto Meyer, 146 - Porto Alegre - RS - Fone: (51) 3021-3440

Produzido por: