Acesso ao Site!

Use a barra superior para realizar o seu primeiro
login no site!

Sua mensagem foi enviada
com sucesso!

Logo entraremos em contato com você!

Sinduscon-RS

Área do associado

Fones

Ligue Agora:
Fone: (51) 3021-3440

Você esta:

Sinduscon - RSCompliance protege empresas contra desvios de conduta

Compliance protege empresas contra desvios de conduta

voltar

06

Dec

Compliance protege empresas contra desvios de conduta

Postado em 06 de December de 2016
Notícias  

Uma atitude preventiva das empresas pode evitar riscos quanto a enquadramentos em dispositivos da Lei Anticorrupção, entre outras normas legais, através da adoção de medidas de compliance, ou seja, uma prática corporativa de controles internos. Esta foi uma das conclusões apontadas durante o Seminário Ética & Compliance para uma Gestão Eficaz, realizado hoje (6/12), pelo Sindicato das Indústrias da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Sul – Sinduscon-RS, em sua sede em Porto Alegre, numa promoção da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e o Serviço Social da Indústria (Sesi) que vem sendo levada a efeito em diversas cidades do país.

A série de seminários tem como objetivo disseminar entre as empresas da construção civil, a importância e as ferramentas com que podem contar para implantação de uma política de gestão de ética e compliance, envolvendo desde a alta direção aos funcionários de todos os setores, evitando assim a prática de desvios que manchem a imagem da empresa.

Ao abrir o seminário a vice-presidente do Sinduscon-RS, Sandra Axelrud, destacou a importância da iniciativa, assinalando que o futuro do país depende do envolvimento de todos os cidadãos e das instâncias políticas, do legislativo e do executivo para a superação da grave crise política e econômica, e a consequente retomada do crescimento.

A presidente do Fórum de Ação Social e Cidadania – FASC, Ana Cláudia Gomes, representando a presidência da CBIC, afirmou que o objetivo do projeto é lutar contra práticas que acabam ‘engolindo’ nossa indústria, disseminando o conceito de que a sociedade pode contar com empresas e serviços que atendam a um código de ética harmonizado com os presentes desafios.

Segundo depoimentos, o Compliance representa uma terceira onda concorrencial, a exemplo da qualidade e da sustentabilidade e as empresas que não aderirem a tais princípios serão alijadas do mercado, pois vivenciamos uma era da economia baseada na confiança e reputação.

Igualmente enfatizou-se que a mudança obrigatoriamente precisa partir de todos os partícipes do processo de corrupção – setores público e privado – bem como de toda sociedade, que no final é a grande vítima dos desvios de conduta.

O evento teve como palestrantes o procurador-Geral de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, Marcelo Lemos Dornelles e o diretor de Integridade, Acordos e Cooperação Internacional, da secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção (STPC), do ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria Geral da União, Renato Capanema. O consultor da G.O. Associados, Gesner Oliveira e o cientista político Leonardo Barreto, também palestrantes, foram os especialistas responsáveis pela formulação de parte dos documentos do Guia de Ética e Compliance para lnstituições e Empresas da Construção, distribuídos no evento. O seminário também incluiu exposição do case exitoso da Siemens pelo consultor Lino Sidney.

O Seminário Ética e Compliance no RS contou com o apoio da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA/RS), do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), do Conselho Regional de Corretores de Imóveis da 3° Região (CRECI-RS), da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), da Pólo RS –Agência de Desenvolvimento, do Sindicato da Habitação e da Associação Gaúcha de Empresas do Mercado Imobiliário (Secovi-RS – Agademi), do Sindicato da Indústria da Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplenagem em Geral do RS (Sicepot-RS) e do Sindicato das Indústrias de Olaria e de Cerâmica para Construção no Estado do Rio Grande do Sul (Sindicer/RS).

Guia de Ética & Compliance da Construção Civil – Faça Download

Acesse as fotos do evento!

Alternative content

Get Adobe Flash player



Alternative content

Get Adobe Flash player

Principais serviços

Sindicato das Indústrias da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Sul Rua Augusto Meyer, 146 - Porto Alegre - RS - Fone: (51) 3021-3440

Produzido por: