Acesso ao Site!

Use a barra superior para realizar o seu primeiro
login no site!

Sua mensagem foi enviada
com sucesso!

Logo entraremos em contato com você!

Sinduscon-RS

Área do associado

Fones

Ligue Agora:
Fone: (51) 3021-3440

Você esta:

Sinduscon - RSE-Social foi tema do seminário Relações Trabalhistas no Sinduscon-RS

E-Social foi tema do seminário Relações Trabalhistas no Sinduscon-RS

voltar

19

Sep

E-Social foi tema do seminário Relações Trabalhistas no Sinduscon-RS

Postado em 19 de September de 2018
Destaque página inicial  Notícias  Relações do Trabalho  

Mais de 100 pessoas, entre empresários, advogados, profissionais de recursos humanos, contadores e engenheiros da área de segurança e saúde do trabalho participaram da segunda edição do Seminário – Relações Trabalhistas, uma iniciativa da Comissão de Políticas e Relações do Trabalho (CPRT/Sinduscon-RS) realizado no dia 18 de setembro, na sede do Sindicato em Porto Alegre. O evento, que tratou dos Impactos do e-Social na Construção Civil, teve como principal objetivo apresentar casos práticos de implementação ocorridos no setor, bem como explicação do conceito e mudanças trazidas pelo sistema.

O e-Social foi criado pelo Governo Federal com a intenção de facilitar a coleta de informações trabalhistas, tributárias e previdenciárias. Ele abriga todos esses dados em um único ambiente virtual, que é acessado pela Receita Federal, Ministério do Trabalho, INSS e outros órgãos do país. Na verdade em nada alterou as legislações vigentes, apresentando apenas uma nova proposta de  gestão de documentos, armazenamento  dados e  transmissão de informações.

Passou a ser exigido de forma gradativa no início deste ano. Porém, desde 16 de  julho, o e-Social abrangeu todas as empresas privadas, incluindo também as micro e pequenas empresas e as cadastradas no Microempreendedor Individual (MEI). Mas especialistas advertem que são muitas as dúvidas em torno do tema e que menos de 10% das pequenas empresas sabem desta obrigatoriedade. A quebra de cultura é total dentro desta proposta, sendo a área de saúde e segurança do trabalho a mais atingida devido à inexistência de controles de processos e sistemas. O não atendimento as novas regras implica multas pesadas.

Coordenador da CPRT/Sinduscon-RS, o vice-presidente do Sindicato Rafael Lonzetti, fez um breve relato das principais ações da comissão, destacando dois novos serviços lançados em 2018: Serviço de Apoio às empresas em Segurança do Trabalho e Orientação e consultoria às negociações de acordo coletivo de trabalho.

Acesse as palestras do evento!

A Construção Civil e a Segurança e Saúde do Trabalho (SST) – Eng. Sérgio Ussan, da SL Engenharia e Consultoria

Case – Operacionalização Contábil – Aline dos Santos Vargasr e Hevelyn Ibias Lopes , da Alliança Contabilidade Tributária

Case – Aplicação do e-Social na Construção Civil – Eng. Civil Paulo Mayorca , da Melnick Even

 

Registros

 

Alternative content

Get Adobe Flash player



Alternative content

Get Adobe Flash player

Principais serviços

Sindicato das Indústrias da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Sul Rua Augusto Meyer, 146 - Porto Alegre - RS - Fone: (51) 3021-3440

Produzido por: