Acesso ao Site!

Use a barra superior para realizar o seu primeiro
login no site!

Sua mensagem foi enviada
com sucesso!

Logo entraremos em contato com você!

Sinduscon-RS

Área do associado

Fones

Ligue Agora:
Fone: (51) 3021-3440

Você esta:

Sinduscon - RSDia Nacional da construção social atinge 227 mil atendimentos

Dia Nacional da construção social atinge 227 mil atendimentos

voltar

17

Aug

Dia Nacional da construção social atinge 227 mil atendimentos

Postado em 17 de August de 2017
Destaque página inicial  Notícias  Relações do Trabalho  

            A indústria da construção comemora os mais de 227 mil atendimentos realizados no dia 19 de agosto para mais de 56 mil trabalhadores do setor da construção e seus familiares, em 31 localidades do país, durante a 11ª edição do Dia Nacional da Construção Social (DNCS). Neste ano, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) mobilizou o setor para a campanha “Minhas escolhas, meu país”, para mostrar que a escolha de cada cidadão constrói o Brasil. A entidade assumiu o papel de protagonista na defesa de valores e princípios éticos que sejam capazes de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, mais humana e mais sustentável. Considerado o maior evento de responsabilidade social do setor da construção, a ação social foi promovida pela CBIC, por meio do seu Fórum de Ação Social e Cidadania (Fasc), e pelo Sesi Nacional, com apoio especial do Seconci Brasil e realização local das entidades associadas à CBIC (Sinduscons e Sicepots) e dos Seconcis e Sesis locais.

 

NO RS

O Rio Grande do Sul participou com quatro municípios, registrando mais de 21 mil atendimentos. O Sinduscon-RS foi responsável pela realização do evento, através de seus escritórios regionais: Litoral Norte (em Capão da Canoa) e Vale do Rio Pardo (em Santa Cruz do Sul).

Santa Cruz do Sul – Com uma tarde de tempo bom, o DNCS, realizado no Centro Esportivo do Sesi, no Bairro Arroio Grande, com o registro de maior público, em seis edições. O evento contou com a participação de mil trabalhadores e familiares. A solenidade de abertura foi prestigiada por autoridades e convidados. Em seu pronunciamento, o vice-presidente do Sinduscon-RS e coordenador do Escritório Regional Vale do Rio Pardo, Carlos Augusto Gerhard, destacou a importância do evento, como integração entre trabalhadores e seus familiares e como fortalecimento do setor da construção civil no município. “É um evento que, além de proporcionar atividades voltadas à saúde e qualidade de vida, busca estimular a participação do trabalhador na construção da sociedade melhor, sendo agente de transformação”, frisou Gerhard.  Durante toda à tarde, os estandes estiveram bastante movimentados, principalmente nos exames de glicose, massagem, meditação e orientações nutricional, postural e qualidade de vida. Durante o DNCS também foram realizadas homenagens aos trabalhadores da indústria da construção considerados Casos de Sucesso. Ao todo, 10 profissionais de empresas locais receberam o reconhecimento. Pedro Paulo Gonçalves, 60 anos, carpinteiro da Suhma Engenharia há 30 anos – mais antigo na área entre os homenageados – foi um deles. Gonçalves, após três décadas de dedicação à construção civil está aposentado, mas segue trabalhando. “Não consigo ficar parado. A empresa é minha segunda família, a gente se acostuma”, enfatiza. Com muito orgulho, lembra de todos os prédios que ajudou a erguer neste período, em Santa Cruz e em municípios vizinhos. “É uma vida inteira dedicada à construção. É o que eu sei e gosto de fazer”, completa.

Crédito fotos: Joni Gularte

Capão da Canoa – No Ginásio Municipal de Esportes Otto Birlem foram realizados 5.703 atendimentos aos trabalhadores da construção civil e seus familiares. A 6ª edição do DNCS ofertou diversos serviços de lazer, cidadania e saúde, além da distribuição de brindes e lanches. As atividades de lazer abrangeram brinquedos e jogos para as crianças, apresentação da Invernada Mirim do Centro de Tradições Gaúchas (CTG – João Sobrinho), pintura no rosto, corte de cabelo, manicure e a presença do Centro Cultural, biblioteca sobre rodas do Serviço Social da Indústria do Rio Grande do Sul (SESI). No âmbito da saúde foram realizadas orientações bucais, avaliação nutricional, bem-estar, medição da pressão arterial e glicose e de visão. Na parte da cidadania, ocorreu a confecção da Carteira de Trabalho, orientações sobre o CPF, ao Micro Empreendedor Individual (MEI), seguro desemprego, vagas de emprego, carteira do artesão e regularização fundiária. Um público de 938 pessoas prestigiou o DNCS, sendo contemplado por brindes diversos Segundo a vice-presidente do Sinduscon-RS, Sandra Axelrud, o evento tem a missão de mostrar ao trabalhador do setor civil sua importância enquanto pessoa. “O DNCS possibilita que esses trabalhadores e suas famílias sejam assistidos e valorizados”, avalia a vice-presidente. Para o vice-presidente do Sinduscon-RS Escritório Litoral Norte, Duani Teixeira, o evento sempre traz bons resultados e motiva os trabalhadores. “Já estamos na 6ª edição do DNCS e mais uma vez conseguimos passar uma mensagem positiva, acerca da importância da interação entre todos os agentes da construção civil, em especial à nossa mão-de-obra e suas famílias”, observa.

Crédito fotos: Luiz Moraes (PMCC)

 

 

Alternative content

Get Adobe Flash player



Alternative content

Get Adobe Flash player

Principais serviços

Sindicato das Indústrias da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Sul Rua Augusto Meyer, 146 - Porto Alegre - RS - Fone: (51) 3021-3440

Produzido por: