Acesso ao Site!

Use a barra superior para realizar o seu primeiro
login no site!

Sua mensagem foi enviada
com sucesso!

Logo entraremos em contato com você!

Sinduscon-RS

Área do associado

Fones

Ligue Agora:
Fone: (51) 3021-3440

Você esta:

Sinduscon - RSConstrução civil enfrenta desafios enquanto aguarda a retomada do crescimento

Construção civil enfrenta desafios enquanto aguarda a retomada do crescimento

voltar

27

Sep

Construção civil enfrenta desafios enquanto aguarda a retomada do crescimento

Postado em 27 d September d 2018
Notícias  

O prolongamento da crise econômica e política vivenciada no Brasil  tem sido o maior desafio para os que buscam empreender no País. Na construção civil não é diferente. Empreendimentos ícones apresentados no seminário   “Casos de Obras com Desafios e Inovações”, promovido pelo Sinduscon-RS no dia 26 de setembro,  demonstraram a superação das incorporadoras e construtoras na tentativa de manter a dinâmica no mercado e até comemorar sucessos apesar de um ambiente hostil ao negócio.  “Os cases apresentados neste evento (o AQWA Corporate/RJ); Cidade Matarazzo/SP); WRK Liberdade e Winner Leopoldina/SP; Pontal/POA), demonstram que, os  brasileiros são capazes de realizar empreendimentos com grande engenharia, afirmou a consultora da NGI, Maria Angelica Covelo Silva, que coordenou os trabalhos. Ao mesmo tempo faz um alerta: “porém o conceito de engenharia está mudando, exigindo mais conhecimento do trabalhador, fornecedor,  empresários e universo acadêmico, que devem atuar de forma integrada, para a busca de soluções, visando contribuir para a oferta de produtos de excelência à sociedade, com produtividade e desempenho”.

Educação e conhecimento também é uma preocupação dos palestrantes do seminário. “Estamos enfrentando um sério problema de carência de profissionais qualificados, desde o ensino básico, técnico até o de engenharia. “O acesso a inovações em gestão, sistemas construtivos, ferramentas modernas e atuais como o BIM por exemplo, deve ser estendido a todo o mercado. A crise econômica tem freado a ampliação deste conhecimento até mesmo desestruturando o mercado da construção. Esta realidade é preocupante diante da retomada da economia”, reforçou  o diretor da HTB Engenharia, Roberto Paiva de Almeida, reforçando a necessidade de se pensar desde agora em investimento em educação e qualificação profissional.

Demonstrando que mesmo limitado pelos efeitos da crise, o setor tem feito a sua parte, o diretor de construção do empreendimento Boulevard Matarazzo, uma realização do Groupe Allard, Maurício Linn Bianchi lembra que, independente do porte de qualquer empreendimento ou negócio, a palavra chave do momento é assertividade. “Para se manterem no mercado de forma competitiva, as empresas têm que investir em pesquisas; entender as necessidades do cliente; conhecer o mercado e pensar o produto, desde a sua concepção ( projeto) até sua execução, objetivando o melhor desempenho”, salienta.

Para o diretor da Lucio Engenharia, Roberto Augusto Clara, a instabilidade econômica afeta  o desempenho da engenharia, trazendo insegurança em investimentos e decisões de futuros negócios.  Serve de alento, o fato de que o Brasil está inteiro para ser construído. É preciso que toda a energia que se tem no País seja, sim,  canalizada para o progresso. Quanto ao setor da construção civil especificamente, para Roberto Clara o sucesso surge do trabalho em conjunto com um planejamento e execução bem feitos e  cum uma contratação de empresas fornecedoras adequadas. “E mesmo assim os problemas surgem e tem que ser bem gerenciados, o que implica em investimento muito pesado em  supervisão e engenharia, concluiu.

O Seminário “Casos de Obras com Desafios e Inovações” foi realizado na sede do Sinduscon-RS. O evento foi patrocinado pela Coopercon-RS, Fiergs/Senai, Arcelor Mittal, CDA Metais e Guardian Glass.

Apresentações do evento:

AQWA Corporate/Rio de Janeiro: Roberto Paiva de Almeida 

CDA Metais – Kauê Piozzi

Guardian Glass – Betânia Isquierdo Danelon

L2 Projeto Estrutural – Guilherme Laini Silveira

 

 

 

Alternative content

Get Adobe Flash player



Alternative content

Get Adobe Flash player

Principais serviços

Sindicato das Indústrias da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Sul Rua Augusto Meyer, 146 - Porto Alegre - RS - Fone: (51) 3021-3440

Produzido por: